Linguagens da Honra

1-Honra é a semente da longevidade
Ex. 20:12. Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá.
Os são os geradores da nossa vida na terra. Através deles temos nossa vida na terra, assim como através do patrão temos o emprego, através do cônjuge temos casamento, etc. Quando honramos esses geradores, teremos longevidade naquilo que eles nos proporcionam. Se são pais, longevidade na vida, se cônjuge longevidade no casamento, se patrão longevidade no trabalho, etc.

2-Honra tem o poder da iniciação.
Ef. 6:2. Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa),
A honra deu início aos mandamentos com promessa.
É interessante ver que a honra antecede a novas estações, por exemplo:
Quando a pessoa vai iniciar sua vida de casado, há uma cerimônia de honra que se chama casamento.
Quando uma pessoa passa da vida de estudante para a vida de um profissional, há uma cerimônia de honra chamada formatura.
A honra inicia novos tempos.
Quando precisamos iniciar um novo tempo em nossos relacionamentos, em nossas finanças, em nossa vida conjugal, uma boa receita é procurar uma oportunidade de honrar.

3-Honra é uma semente que você planta e colhe.
4-Honra abre portas.

Por quê devemos honrar?

1º Porque é um mandamento.
Rm 13:7. Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.
2º Porque nós colheremos excelentes frutos.
ISm. 2:30... aos que me honram eu honrarei.

A quem honrar?

A Deus, o Pai
Deus é, acima de todos digno de ser honrado.
I Sm. 2:29:30.
Ap. 4:11. Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder,
porque todas as coisas tu criaste, sim, por causa da tua vontade vieram a existir e foram criadas.

“E todos os anjos estavam em pé ao redor do trono e dos anciãos e dos quatro seres viventes, e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a Deus, dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ações de graças, e honra, e poder, e força ao nosso Deus, pelos séculos dos séculos. Amém.” ( Ap. 7: 11 – 12 )

Como honrá-Lo:

Com os bens:
“Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares.” ( Pv. 3: 9 e 10 )

Com atos de compaixão:
“O que oprime ao pobre insulta ao seu Criador; mas honra-o aquele que se compadece do necessitado.” ( Pv. 14: 31 )

Andando em justiça:
“Coroa de honra são as cãs, a qual se obtém no caminho da justiça.” ( Pv. 16: 31 )

Com palavras sinceras e verdadeiras:
Mc. 7:6. Respondeu-lhes Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
Tempo:
Não posso honrar ao Senhor sem dedicar tempo a Ele

Bens:
Pv. 3:9. Honra ao SENHOR com os teus bens
e com as primícias de toda a tua renda;

A quem mais honrar:

A Jesus, o Filho:
“Porque o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.” ( Jo. 5: 22 e 23 )

A quem é devido:
“Pagai a todos o que lhes é devido: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” ( Rm. 13: 7 )
A quem mais devemos honrar?

Aos pais:
Os primeiros que devem receber honra, da nossa parte, devem ser os nossos pais. ( Ex. 20: 12 )

Aos maridos:
“20 Quando for ouvido o mandado, que o rei decretar em todo o seu reino, vasto que é, todas as mulheres darão honra a seu marido, tanto ao mais importante como ao menos importante.” ( Et. 1: 20 )
“33 Assim também vós, cada um em particular ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido.” ( Ef. 5: 33 )

Às esposas:
“Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; g para que não sejam impedidas as vossas orações.” ( 1Pd. 3: 7 )
Aos que se empenham na obra de Cristo

“29 Recebei-o, pois, no Senhor, com toda a alegria, e honrai sempre a homens como esse; 30 visto que, por causa da obra de Cristo, chegou ele às portas da morte e se dispôs a dar a própria vida, para suprir a vossa carência de socorro para comigo.” ( Fp. 2: 29 – 30 )

Aos que são fiéis às autoridades ( Et. 6: 2, 3, 10 e 11 ):

“2 E achou-se escrito que Mardoqueu tinha dado notícia de Bigtã e de Teres, dois eunucos do rei, dos da guarda da porta, de que procuraram pôr as mãos sobre o rei Assuero. 3 Então, disse o rei: Que honra e galardão se deu por isso a Mardoqueu? E os jovens do rei, seus servos, disseram: Coisa nenhuma se lhe fez. 10 Então, disse o rei a Hamã: Apressa-te, toma a veste e o cavalo, como disseste, e faze assim para com o judeu Mardoqueu, que está assentado à porta do rei; e coisa nenhuma deixes cair de tudo quanto disseste. 11 E Hamã tomou a veste e o cavalo, e vestiu a Mardoqueu, e o levou a cavalo pelas ruas da cidade, e apregoou diante dele: Assim se fará ao homem de cuja honra o rei se agrada!”

Aos líderes de destaque:

I Tm. 5:17. Os presbíteros que governam bem sejam estimados por dignos de duplicada honra, principalmente os que trabalham na palavra e na doutrina.

Aos patrões:
“Todos os servos que estão debaixo do jugo estimem a seus senhores por dignos de toda a honra, para que o nome de Deus e a doutrina não sejam blasfemados.” ( 1Tm. 6: 1 )

Aos líderes da igreja:
Gl. 6: 6. Mas aquele que está sendo instruído na palavra faça participante de todas as coisas boas aquele que o instrui. 7 Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará.

Três linguagens universais da honra:

1º Palavras sinceras e verdadeiras;
Mc. 7:6. Respondeu-lhes Bem profetizou Isaías a respeito de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios, mas o seu coração está longe de mim.
2º Tempo;
Não posso honrar ao Senhor sem dedicar tempo a Ele

3º Bens;
Pv. 3:9. Honra ao SENHOR com os teus bens
e com as primícias de toda a tua renda;

Malaquias 1: 6 O filho honra o pai, e o servo, ao seu senhor. Se eu sou pai, onde está a minha honra? E, se eu sou senhor, onde está o respeito para comigo? — diz o SENHOR dos Exércitos a vós outros, ó sacerdotes que desprezais o meu nome. Vós dizeis: Em que desprezamos nós o teu nome? 7 Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do SENHOR é desprezível. 8 Quando trazeis animal cego para o sacrificardes, não é isso mal? E, quando trazeis o coxo ou o enfermo, não é isso mal? Ora, apresenta-o ao teu governador; acaso, terá ele agrado em ti e te será favorável? — diz o SENHOR dos Exércitos.

Comentários