Quem era Demas na Bíblia?


Pergunta: "Quem era Demas na Bíblia?" 

Resposta:
 Demas tinha sido, uma vez, um dos "colegas" de Paulo no ministério do evangelho, juntamente com Mark , Luke e outros ( Filemom 1:24 ). Durante o primeiro encarceramento de Paulo em Roma, Demas também estava em Roma ( Colossenses 4:14 ). 

Há também provas bíblicas de que Demas estava com Paulo durante o segundo encarceramento de Paulo em Roma, pelo menos por um tempo. Então, algo aconteceu. Demas abandonou Paul, abandonou o ministério e deixou a cidade. Paulo escreveu sobre a triste situação: "Demas, porque ele amava este mundo, me abandonou e foi a Tessalônica" ( 2 Timóteo 4:10 ).

O verbo grego usado no original implica que Demas não tinha simplesmente deixado Paulo, mas o deixara "no auge"; isto é, Demas tinha abandonado Paulo em um momento de necessidade. O apóstolo estava na prisão, enfrentando uma sentença de morte, e foi aí que Demas escolheu navegar. Indubitavelmente, Paul foi profundamente decepcionado por Demas. Nunca é fácil ver um amigo e associado em quem você colocou a sua confiança perdida em meio a dificuldades. 

A separação causada pela deserção de Paulo por Demas não era meramente espiritual, mas espiritual. Demas deixou Roma porque se apaixonou pelo mundo. Em outras palavras, Demas escolheu o sistema de valores corruptos do mundo não salvo sobre o que os valores do céu. À medida que o NLT o traduz, Demas "ama as coisas desta vida" ( 2 Timóteo 4:10). Nós não conhecemos os detalhes da situação de Demas, mas é evidente que Demas decidiu que o que Satanás tem para oferecer nesta vida é melhor do que o que Deus tem para oferecer no próximo. 

Muito pode ser dito em apoio da visão de que Demas, apaixonado pelo mundo presente, nunca foi um crente nascido de novo em Jesus Cristo. Paul faz um forte contraste em 2 Timóteo 4: 8 e 10 . No versículo 8, Paulo fala daqueles que amam o Senhor: "Está guardada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, o juiz justo, concederá. para todos os que amaram a sua aparição "(ESV). Demas, em contraste com aqueles que amam o retorno de Jesus, amaram o mundo presente (versículo 10). Primeiro, João 2:15 é claro sobre o estado espiritual daqueles que amam o mundo: "Não ame o mundo nem nada no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor pelo Pai não está neles. "Em nenhuma parte da Bíblia, lemos sobre a restauração de Demas. 

A tragédia de Demas ainda está sendo vivida hoje por aqueles que escolhem os benefícios temporários deste mundo sobre as riquezas eternas do céu. Hoje, ainda há aqueles que parecem receber a Palavra, mas "as preocupações desta vida e o engano da riqueza sufocam a palavra, tornando-se infrutífera" ( Mateus 13:22 ). O serviço passado não é garantia de fidelidade futura; devemos depender do Senhor, nossa Força ( Salmo 28: 8 ). Devemos nascer de novo ( João 3: 3); De outra forma, não temos fundamentos de fé. "Eles saíram de nós, mas eles realmente não nos pertenciam. Pois se eles pertencessem a nós, eles permaneceriam conosco; Mas os seus passos mostraram que nenhum deles pertencia a nós "( 1 João 2:19 , cf. Mateus 7: 22-23 ). 

Comentários