ESTUDO: SEU DESÍGNIO IRÁ REQUERER UM TEMPO DE PREPARAÇÃO

Você não nasce qualificado; você se torna qualificado. Veja a vida de Moisés. Ele passou os primeiros 40 anos aprendendo a sabedoria dos egípcios. E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras. 

E, quando completou a idade de quarenta anos, veio'lhe ao coração ir visitar seus irmãos, os filhos de Israel (Atos 7.22,23). Moisés passou outros 40 anos aprendendo as lições de liderança e ministério. E apascentava Moisés o rebanho dejetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe (Êxodo 3.1). 

E, completados quarenta anos, apareceu-lhe o anjo do Senhor, no deserto do monte Sinai, numa chama de fogo de um sarçal. Então, Moisés, quando viu isto, se maravilhou da visão; e, aproximando-se para observar, foi-lhe dirigida a voz do Senhor. Atos 7.30,31 Moisés foi um protegido por 80 anos. 

Durante os primeiros 40 anos, foi um general para o exército egípcio. Nos outros 40, foi um pastor de centenas de ovelhas. Preparação. Preparação. Preparação. Jesus passou 30 anos preparando-se para o Seu ministério. E o mesmo Jesus começava a ser de quase trinta anos (Lucas 3.23). 

Os dias atuais parecem ser bem diferentes para os ministros jovens, que desejam preparar-se três anos e meio para um ministério público de 30 anos. Jesus fez o oposto. Ele se preparou durante 30 anos para um ministério público de três anos e meio. O apóstolo Paulo era fariseu e filho de um fariseu (Atos 23.6). Ele investiu anos preparando-se para destacar-se como um homem inteligente da sua geração. Ainda que também podia confiar na carne; se algum outro cuida que pode confiar na carne, ainda mais eu: circuncidado ao oitavo dia., da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu, segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. 

Filipenses 3.4-6 Ainda assim, a preparação [do mundo] não foi suficiente. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo (Filipenses 3.7). Deus tinha uma outra escola de três anos para Paulo. Nem tomei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia e voltei outra vez a Damasco. Depois, passados três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro e fiquei com ele quinze dias (Gaiatas 1.17,18). 

Paulo revelou as 14 fases no ministério

1.Momentos de aflição - antes, participa das aflições do evangelho, segundo o poder de Deus (2 Timóteo 1.8). Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos (Salmo 119.71). 

2. Momentos de solidão - Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo (2 Timóteo 1.4). 

3. Momentos de batalha - Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar aquele que o alistou para a guerra (2 Timóteo 2.3,4). 

4. Momentos de sofrimento - Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará (2 Timóteo 2.12). 

5. Momentos de ignorância — Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Timóteo 2.15). 

6. Momentos de desejos carnais - Foge, também, dos desejos da mocidade; e segue a justiça, a fé, a caridade e a paz com os que, com um coração puro, invocam o Senhor (2 Timóteo 2.22). 

7. Momentos de contenção - E rejeita as questões loucas e sem instrução, sabendo que produzem contendas. E ao servo do Senhor não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor (2 Timóteo 2.23,24). 

8. Momentos de perseguição - Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou. E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições (2 Timóteo 3.11,12). 

9. Momentos de provação - Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (2 Timóteo 4.5). 10. Momentos de deslealdade - Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica; Crescente, para a Galácia, Tito, para a Dalmácia (2 Timóteo 4.10). 

11. Momentos de injustiça - Akxandre, o lãtoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras (2 Timóteo 4.14). 

12. Momentos de isolamento — Ninguém me assistiu na minha primeira defesa; antes, todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado (2 Timóteo 4.16). 

13. Momentos de intervenção sobrenatural - Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que, por mim, fosse cumprida a pregação e todos os gentios a ouvissem (2 Timóteo 4.17). 

14. Momentos de libertação - E fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda má obra e guardar-me-á para o seu Reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém! (2 Timóteo 4.17,18). 

Em cada momento, andaremos em vitória (veja Romanos 8.35-39). Relembrando os mais de 50 anos de minha vida, vejo vários momentos. Senti-me ignorante a respeito do propósito específico de cada um. Eu imaginava: "Como pode Deus obter qualquer glória em tal situação?" Olhando para trás, percebo a intervenção divina. Ele tem me ensinado muito. Você já assistiu ao filme Karate Kidl Ele contém algumas lições poderosas. O garoto desejava desesperadamente aprender a arte da luta. Em lugar disso, o mestre deu a ele um pincel e o instruiu a pintar a cerca. O jovem ficou desolado, mas seguiu as orientações de seu mentor. Desencorajado, desiludido e muito desapontado, ele não conseguia ver nenhuma relação entre pintar a cerca e lutar. 

Quando terminou, o jovem foi instruído a encerar o carro. Conforme fazia um movimento circular com as mãos, ele se sentia muito desmoralizado e pensava: "Como isso me ajudará em meu futuro? Como isso me levará a atingir meu objetivo de ser um lutador?". Mas, o velho mentor estava preparando secretamente cada movimento de sua mão para ser usado no momento da luta. O jovem só entendeu isso muito depois. 

Seu Pai celestial sabe o que Ele está fazendo em sua vida. Mas ele sabe o meu caminho; prove-me, e sairei como o ouro (Jó 23.10). Algumas vezes você não perceberá a presença dele. Eis que, se me adianto, ali não está; se torno para trás, não o percebo. Se opera à mão esquerda, não o vejo; encobre-se à mão direita, e não o diviso (Jó 23.8,9). Sim, você também será penalizado em alguns momentos. 

Porque o Senhor corrige o que ama e açoita a qualquer que recebe por filho. E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas, depois, produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela (Hebreus 12.6,11). Aceite e mantenha a expectativa do momento presente que Deus tem para a sua vida. Extraia todo benefício possível. 

Portanto, tomai a levantaras mãos cansadas e os joelhos desconjuntados (Hebreus 12.12). Você sobreviverá à fornalha. Andando eu no meio da angústia, tu me revivificarás; estenderás a mão contra a ira dos meus inimigos, e a tua destra me salvará (Salmo 138.7). Você está sendo aperfeiçoado para o seu desígnio. O SENHOR aperfeiçoará o que me concerne (Salmo 138.8). O seu sucesso é inevitável. Lembre-se: seu desígnio irá requerer um tempo de preparação. 

-Dr. Mike Murdock

Comentários