O incrível ministério de Billy Graham ... e seu casamento incrível

O casamento de Billy com Ruth foi uma parceria que teve um impacto mundial.

Na sequência da morte de Billy Graham aos 99 anos, a mídia está naturalmente focada no impacto incomparável que o evangelista teve em todo o mundo. Como a Associação Evangélica Billy Graham relata: "Ao longo de sua vida, Billy Graham pregou o evangelho de Jesus Cristo a cerca de 215 milhões de pessoas que participaram de uma de suas mais de 400 Cruzadas, simulações e manifestações evangelísticas em mais de 185 países e territórios. Ele alcançou milhões de outros através de TV, vídeo, filme, internet e 34 livros ".
Mas um aspecto da vida de Graham pode não receber foco - seu casamento de mais de 63 anos com Ruth Bell Graham. E isso é infeliz, porque seu casamento é uma grande história em si mesmo.
Billy e Ruth conheciam-se quando eram estudantes do Wheaton College. Ruth cresceu na China como a filha dos missionários, e tinha planejado se tornar uma missionária. Depois que Billy propôs, ela finalmente decidiu que Deus a estava chamando para um caminho diferente, então ela colocou seus próprios objetivos pessoais para se tornar a esposa de Billy. 
Depois que Ruth morreu em 2007, foi interessante ver alguns escritores discutir esta decisão feita em 1941, como se fosse pitoresca e antiga e talvez um pouco trágica. Quantas mulheres modernas, segundo eles, fariam a mesma escolha? Um escritor do The Washington Post escreveu: "Que sinal daqueles tempos, pode-se dizer. Ou, quão triste. O mundo nunca saberá o que mais Ruth Graham ... poderia ter realizado ... "
O que o mundo muitas vezes não consegue entender é que Deus muitas vezes chama as pessoas a deixar de lado seus próprios planos para segui-Lo ... e então Ele as usa de maneira mais ampla como resultado . Quando Deus juntou este casal, criou uma parceria incrível em que cada pessoa tornou o outro mais forte e mais eficaz para alcançar as pessoas para Cristo. Ruth, por exemplo, foi colocada em posição onde todos os seus presentes - para escrever, criar filhos, influenciar os outros - poderiam florescer. Deus a usava de maneiras que nunca poderia ter imaginado. 
Um elemento essencial do impacto de Billy Graham foi seu casamento com Ruth - uma mulher que forneceu amor, conselho e orientação espiritual. Um verdadeiro parceiro que lhe deu uma vida doméstica segura e retiro. 
Como Robert Schuller, ex-pastor da Crystal Cathedral no sul da Califórnia, disse: "Eu acho que Ruth Graham é a mulher mais poderosa do século XX. Não é uma das mais, mas a mulher mais poderosa, porque o ministério de Billy Graham é incomparável na história e ela era a mulher por trás do seu sucesso ".
Uma pressão sobre a vida em casa
Depois de sua cruzada de 1949 em Los Angeles, a fama e a influência de Graham explodiram, e ele começou a ter cruzadas ao redor do mundo. Isso muitas vezes colocou uma pressão sobre o seu casamento e vida familiar, porque muitas vezes ele foi por semanas e até por meses de cada vez.
"Agora aviso aos jovens evangelistas que não cometem os erros que fiz", escreveu ele em sua autobiografia, Just As I Am . "Mas Ruth me lembra que a situação é diferente hoje. Há muitos mais evangelistas e muito mais programas cristãos na televisão e no rádio, então talvez a necessidade de viagens constantes seja menos necessária. Quando comecei há anos atrás, estava respondendo a uma necessidade urgente da melhor maneira que eu sabia. E Deus foi fiel ".
Ele continuou a escrever: "O segredo da sobrevivência de Rute estava em seu compromisso - não apenas seu compromisso matrimonial diante de Deus de seu amor por mim, mas também o compromisso de seu ministério com os dois para o propósito do Senhor para nossas vidas juntas. E Ruth será a primeira a dizer que ela amava sua parte - ficando em casa com as crianças ".
Eles não tiveram um casamento perfeito, ele escreveu, "mas nós temos um ótimo". Com isso, ele quis dizer que eles aprenderam, com a graça de Deus, a viver com as imperfeições uns dos outros. De fato, uma das citações bem conhecidas de Ruth é: "Um casamento feliz é a união de dois perdedores".
Alguns dos melhores conhecimentos sobre o casamento surgiram após a morte de Ruth. Em seu serviço memorial, Billy disse: "Ela era uma mulher incrível. Nós casamos há quase 64 anos. Eu queria que você pudesse olhar para o caixão porque ela é tão bonita. Sentei-me por muito tempo, apenas olhando para ela e rezando, porque sei que ela teve uma ótima recepção no céu ".
Anne Graham Lotz, uma das suas filhas, disse: "Ela amava nosso papai, e ela nos ensinou a amar e adorá-lo. Mas havia algo em sua vida que era maior do que seu amor pelo nosso pai, e esse era o amor dela por Jesus e seu amor pela Palavra de Deus ".
Ficar fiel
Um homem como Billy Graham sempre terá críticas. Havia alguns que não gostavam da teologia evangélica de Billy Graham. Ele foi criticado por algumas de suas amizades com os presidentes. Mas ele evitou qualquer tipo de escândalo sobre seu casamento e sua vida pessoal. 
Nos primeiros dias do ministério de Graham, sua equipe tomou medidas para evitar algumas das armadilhas que atrapalharam outros evangelistas. Ele queria garantir que ele permaneça fiel a Ruth, então a equipe instituiu o que alguns hoje chamam de "Regra Billy Graham". Como Graham explicou em Just As I Am :
Todos nós conhecemos os evangelistas que haviam caído na imoralidade enquanto separados de suas famílias pela viagem. Nós prometemos entre nós para evitar qualquer situação que tenha mesmo a aparência de compromisso ou suspeita. A partir desse dia, eu não viajei, me encontrou ou comi sozinha com uma mulher além da minha esposa. Nós determinamos que o mandato do apóstolo Paulo para o jovem pastor Timóteo também é nosso: "Fuga ... desejos juvenis" (2 Timóteo 2:22, KJV).
O segredo
Na sequência da morte de Billy, duas citações aparecem no site da Associação Billy Graham.
O primeiro é de Billy Graham: "Meu único propósito na vida é ajudar as pessoas a encontrar um relacionamento pessoal com Deus, que eu acredito que vem de conhecer Cristo".
O segundo é de Rute, relembrando o que a atraiu para Billy: "Ele era um homem que tinha um propósito, uma dedicação na vida; ele sabia para onde ele estava indo. Ele queria agradar a Deus mais do que qualquer homem que eu já conheci. "
Essas palavras dizem muito sobre o segredo para um casamento bem sucedido - mesmo aquele em que o marido viajava constantemente. Para Billy e Ruth Graham, foi tudo sobre servir Cristo ... juntos.
Visite o site memorial online na Billy Graham Evangelistic Association e leia os artigos no tributo a Billy Graham no Christianity Today.
Além disso, leia os pensamentos de Ruth sobre a incompatibilidade no casamento .

Let Us HelpContact UsDonateSubscribe
Copyright © 2018 FamilyLife. Todos os direitos reservados.



Comentários