Ruth e Boaz: um romance no Modelo do amor de Deus por nós


A história de Noemi, Ruth e Boaz ( Rute 1-4 ) é uma das contas mais emocionantes da Bíblia. Os eventos ocorreram durante o período dos juízes, cerca de um século antes Davi se tornou rei de Israel. Situado no meio de grandes dificuldades e perda trágica, a história centra-se na lealdade e fidelidade que isso contrasta fortemente a cultura moabita pagã da qual Ruth originou. A história também é um claro exemplo da fidelidade de Deus em trazer sobre Seu plano de redenção usando parceiros inesperados, de maneiras surpreendentes e durante um tempo de infidelidade freqüente do povo de Deus.
O livro de Rute começa com uma família israelita - Elimeleque, Noemi (sua esposa) e seus dois filhos, Malom e Quiliom - vivendo em Moabe. Originalmente, de Belém de Judá, a família deixou a terra de sua herança por causa da fome. Mas a tragédia logo atingiu. Elimeleque morreu. Ambos filhos de Noemi casaram com mulheres moabitas, e dentro de 10 anos, os filhos, morreu também, deixando Noemi e suas filhas-de-lei fora do grupo de parentesco de seu marido.
É difícil para nós, como leitores modernos para compreender a situação desesperada em que as três mulheres se encontravam. Faltava-lhes a intimidade de uma família, o que é uma situação trágica em qualquer tempo e lugar, mas foram fora do clã patriarcal - cortado de sua proteção e provisão. As perdas foram devastadoras em todos os sentidos. Eles eram um não-familiar sem meios de fornecer para si mesmos. Opções para essas mulheres marginalizadas eram poucos e desagradável. Totalmente dependente da generosidade dos outros, eles enfrentaram a fome ou pior.
Naomi e Ruth voltou a Israel depois de Deus novamente forneceu alimentos para o seu povo lá. Noemi era um sobrevivente, mas ela estava voltando com nada. Ruth deixou os deuses de Moabe para trás e escolheu para colocar o seu destino nas mãos de Deus de Noemi e seu povo, sem qualquer ideia de como as coisas iriam funcionar. Para ela, não havia como voltar atrás.
Noemi estava profundamente desanimado. Ela estava certa de que "a mão do Senhor " ( Ruth 1:13 ) se voltaram contra ela.Ela acreditava que o próprio Deus tinha feito sua vida amarga ( Ruth 1:20 ). Como eles poderiam ter sabido que o oposto era verdade? No meio de sua perda, Deus estava orquestrando um plano incrível que as gerações mais tarde iria afetar toda a humanidade através da vinda de Redentor escolhido de Deus, Jesus Cristo.

Uma verdadeira história de amor

As pessoas muitas vezes descrever o livro de Ruth como uma história de amor , e certamente ele contém elementos de duas pessoas que crescem em amor na forma única de sua antiga cultura do Oriente Médio. Mas, como essa história de amor se desenrola, percebemos que ela é mais do que o amor compartilhado entre duas pessoas. Em última análise, é sobre o amor maravilhoso de Deus para toda a humanidade, especificamente Seu desejo para o seu povo, não só para experimentar Seu amor por si mesmos, mas para chegar e exibi-lo de tal maneira que Deus é dado a conhecer ao Seu perdido, com fome e ferindo crianças .
pedido de Ruth para "espalhar o canto da sua roupa em cima de mim" (Rute 3: 9, NIV) teve vários significados, cada um dos quais destacou seu desejo de ser uma parte fiéis da comunidade do povo de Deus. A palavra para "canto" em hebraico também significa "asas", de modo Ruth estava pedindo Boaz: "Protege-me como um pássaro protege seus filhotes, seja meu Redentor como Deus havia ordenado na Torá, para que em suas ações, a sua disposição e sua família , vou encontrar a proteção de Deus. e me tomar como sua esposa, pois em sua proteção vou encontrar provisão e proteção de Deus. "
Essa história retrata o amor e fidelidade Boaz demonstrou a Deus que, por Seu amor por toda a humanidade, comanda o Seu povo para cuidar dos pobres e, assim, tornar o seu nome conhecido. Vemos também Boaz mostrar o que é chamado em hebraico hesed (a misericordioso, compassivo, cheio de graça benevolência) em direção a uma viúva moabita estrangeira.Vemos crescente amor e compromisso de Ruth para Naomi e ao Deus de Israel, cujo amor incrível estava desenhando Ruth em Sua beth ab, "casa do pai".

Um plano de redenção para todos

Boaz e Ruth são um belo exemplo da maneira que a redenção trabalhou em uma cultura patriarcal. Deus incluiu a prática da redenção, comum na antiga cultura do Oriente Próximo, em suas instruções aos israelitas. Ao fazê-lo, explicou o seu papel como "Pai" (ou patriarca) de todos e Seu desejo de resgatar os membros da família e de toda a criação, restaurá-los plenamente na relação com Ele e uns aos outros. Assim, o caráter justo e fiel de Boaz é um retrato do próprio Deus em Sua obra de redenção.
Depois que Deus usou Israel para trazer Ruth plenamente em sua comunidade , ela se juntou a missão de resgatar outros.Ela se tornou a bisavó do rei heróico de Israel David, demonstrando que um estrangeiro poderia ser totalmente assimilado o povo de Deus e se tornar Seu instrumento para o propósito redentor. Descida de Jesus da família de Davi, tanto sangue através de sua mãe, Maria, e de parentesco legal através de seu pai, Joseph, deu-lhe legitimidade como Messias de Israel entre os Seus primeiros seguidores judeus. Descida de Jesus da Ruth deixou claro que o Messias iria resgatar toda a humanidade, não apenas os judeus.
Para os cristãos, o livro de Ruth representa um sinal precoce de que o Messias iria libertar toda a humanidade, não apenas os judeus, e que os gentios se juntaria a comunidade de pessoas resgatadas na missão de restaurar a crianças perdidas de Deus de Deus de volta em pleno relacionamento com ele.


Ray Vander Laan é um professor e fundador do que o mundo possa saber Ministérios.

Comentários